13.6.10

Vidro ou Espelho






Um jovem muito rico foi ter com um sábio e lhe pediu um conselho para orientar sua vida. O velho experiente conduziu o rapaz até uma janela e lhe perguntou:

- O que você vê através dos vidros?


- Vejo homens que vão e vêm e um cego pedindo esmolas na rua.

Então, o sábio mostrou um grande espelho e novamente falou:

- Olhe agora o espelho e me diga o que você vê. Vejo a mim mesmo - disse o rapaz.


E o sábio explicou:

- Repare que a janela e o espelho são ambos feitos da mesma matéria-prima, que é o vidro. No entanto, no espelho há uma fina camada de prata colada sob o vidro e isso faz com que, ao olhar para ele, você veja apenas a sua pessoa.


Em certas ocasiões, algo semelhante ocorre nas empresas. Quando está na condição de simples funcionário, o indivíduo se porta como o vidro simples: enxerga os problemas dos outros e até sente compaixão por eles. Mas quando está coberto pela prata, rico de poder, por exercer um cargo de chefia, esse mesmo indivíduo só enxerga a si mesmo. Essa é uma armadilha fácil de se cair.

Para evitá-la, procure sempre se lembrar desses dois tipos de vidro. Cuidado para que o revestimento de prata, ou seja, o poder do cargo, não o impeça de conhecer melhor os seus funcionários e de ver com transparência a realidade da sua empresa ou do seu setor.

Autor:


O que podemos aprender com os gansos 2
Alexandre Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Feliz Daqueles Que Subiram Deste Vale"